Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lápis Rosa

Lápis Rosa

1º Período no secundário e agora?

   Já lá vai um período escolar, e para quem mudou do ensino básico para o secundário (como eu) o impacto começa a diminuir. Embora as avaliações finais sejam agora lançadas, os testes já passaram e este é um período de repouso, de recuperação de energias para o próximo período. 

   É normal que ainda não tenhas atingido os teus objetivos, aquelas metas que traças-te, afinal "este ano já é a sério", não que os outros não o sejam, porém, a verdade, é que, é a partir deste ano letivo que se fazem as médias de entrada para o ensino superior. Se como eu, estás a pensar no que precisas de melhorar aqui ficam algumas dicas:

 

1) Diz não à desmotivação e à preguiça

frases-imagens-motivacao-degraus-que-te-levaram-a-

    Tal como eu deves estar cansada(o) de ouvir isto, mas, a verdade é que, mesmo que não consigas o que realmente queres, se não tentares nunca saberás se o irias conseguir ou não. Portanto, "não desistas se falhares".

    Outra questão muito importante é a preguiça. Sem darmos por ela impede-nos de fazer tantas e tantas coisas, não deixes que ela tome conta de ti!

 

2) Começa já a trabalhar

   Aproveita as férias para colocar as matérias do 1º período em dia, todos sabemos que durante o período quase não temos tempo para estudar os temas que estamos a dar, muito menos para os do período anterior que também são contemplados nos testes.

   Para um melhor aproveitamento recomendo o uso de livros de apoio escolar como os da coleção "Preparar os testes" (Areal Editores) e "Preparação para o exame nacional" (Porto Editora).

image (1).jpg

5157026.jpg

9789726276913.jpgext__53297f2a526fe9.11991925.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) Faz exercícios

  Saber a matéria é muito importante, todavia não é suficiente! Deves fazer o máximo de exercícios que conseguires, para que nos testes não te depares com um tipo de exercícios que nunca resolves-te. Escolha e seleciona exercícios tipo dos exames nacionais, resolve os próprios exames nacionais, pois os professores colocam-nos nos testes como incentivo à sua resolução de modo a que a nota interna não seja escandalosamente diferente da nota final externa,

   É obvio que ainda não tens conhecimentos suficientes para resolver todos os seus exercícios, mas podes ir selecionando e fazendo os exercícios para os quais já tens conhecimentos. Num dos próximos posts trarei-vos como fiz e organizei a minha compilação de exames nacionais. Se não quiserem ter este trabalho o Ministério da Educação fá-lo todos os anos. A vantagem destes livros é que vêm organizados pelos temas que estudamos no entanto não contemplam os testes intermédios.

1507-1 (1).jpg1507-1.jpg

 

4) Organiza o tempo 

   Apesar de ser a minha última referência é um dos passos mais importantes para qualquer coisa, deves gerir o tempo de forma proporcional ao que pretendes.

   Planeio teu período de uma forma geral tendo em conta os testes e trabalhos a entregar, estes últimos podes fazê-los nas férias, rentabilizando tempo. Depois, semanalmente e diariamente deves construir um plano do que tens de fazer, de modo a não esquecer nada. NÃO TE ESQUEÇAS DE DEIXAR TEMPOS LIVRES, pois este é o erro mais comum que leva ao fracasso de todos estes planos.

c11d2d5f337be3b91cd2f3db0effd0e9.jpg

 

Espero que tenham gostado deste primeiro post !

P.S.: Se tiveres sugestões de posts ou algo para partilhar connosco deixa nos comentários :)