Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lápis Rosa

Lápis Rosa

Vós ou vocês?

 

Quadro-em-Ardósia-Natural-12x19.jpg

 

   «Deverá dizer-se: "Não deixem morrer o bom português?" ou "Não deixeis morrer o bom português?" »

   A língua portuguesa, como qualquer língua viva, está sujeita à evolução. Neste caso, foi o sistema pronominal do português que evoluiu, dando origem à existência de estruturas em competição.

   Talvez pela dificuldade de conjugação de algumas formas verbais na segunda pessoa do plural, o pronome "vocês" tem ganho terreno face a "vós", que tem caído em desuso. Este é agora visto como um arcaísmo, um vocábulo preso a nós apenas pela literatura.

   Geograficamente, o uso desta forma manteve-se apenas no norte de Portugal (regiões do Minho, do Douro e da Beira Interior), onde também vai sendo esquecido. No ensino de português a portugueses, ensina-se o uso de "vós". Porém, aos estrangeiros que aprendem português em institutos (e outros) é ensinado o termo "vocês".

 

   Muito pessoalmente...

Sempre me ensinaram a usar "vós" e esta será sempre a minha preferência. No entanto, eu também uso o pronome vocês: para mim, "vós" é o plural de "tu"; "vocês é o plural você", portanto faz sentido:

  • "- Amigos, vós ides à praia?" ("- Amigo, tu vais à praia?")
  • "- Pais, vistes aquele anuncio?"  ("- Pai, viste aquele anuncio?")
  • "- Avós, vocês gostaram da peça de teatro?" ("- Avó, você gostou da peça de teatro?")

 

   Resta acrescentar, que ambas as formas estão corretas e que atualmente não se distingue uma da outra pelo critério do contexto formal que implicam. É agora mais uma questão cultural... Penso que o mais importante é conjugar corretamente a forma que usamos... Mas por favor, não deixemos morrer o pronome "vós"!

 

«e na língua, na qual quando imagina,/com pouca corrupção crê que é a Latina»

(Os Lusíadas, Canto I, 33)

A todos aqueles que todos os dias são referidos por mim como vós! :)